segunda-feira, 8 de junho de 2009

Transcendência

Quando ouvimos a palavra transcender, o que nos vêm a mente? Pouco se lê e pouco se ouve sobre o significado da transcendência. Por que será? Entre outras coisas porque fomos ensinados a tomar como certo tudo o que nós é dito. A lógica das certezas nos é transmitida de geração em geração sem muitos questionamentos. Pais e professores raramente cumprem com uma das mais nobres missões: a missão de instigar a dúvida, a pesquisa, o descobrir por si mesmo. Isso é considerado muito perigoso, principalmente num mundo de mentiras, manipulações e hipocrisia. O descobrir por si mesmo gera questionamentos e questionamentos confrontam conceitos e crenças dominantes.

Transcendência: pode significar ir além. A pergunta imediata (que não é feita) é: ir além do que, exatamente? Somente um poeta saberia dizer, da forma como Rumi o fez:

Quero fugir a cem léguas da razão,
Quero da presença do bem e do mal me liberar,
Detrás do véu existe tanta beleza: lá está meu ser,
Quero me enamorar de mim mesmo, ó vós que não sabeis!

Rumi mostra a porta. Como se liberar do bem e do mal a não ser transcendendo estes conceitos? E como transcender estes conceitos se não for “fugindo a cem léguas da razão”, aquela razão que classifica tudo o que passa sob o véu que transforma o intangível no aparentemente tangível? E como fugir a cem léguas da razão se não for naquele exato momento em que “me enamoro de mim mesmo”? E como me enamorar de algo impossível de conhecer a não ser transcendendo o conhecer que o conceito de enamorar traz embutido?

2 comentários

pensar disse...

Essência essencial


Milhões, bilhões

Estrelas pensam que são nuvens
Nuvens pensam que são estrelas
Eu penso tudo
Eu não penso nada
Eu nem mesmo existo

Eu sou
Eu vivo

Se o amor e' o roubo da falta,
Sofrimento do possuir

Se o amor e' a fome,
Necessidade do desejo

Contradigo o pensamento
Sou amor em essência
Sou amor que sobra

Entrega sem espera
Recebimento do que sempre se recebeu
Caminho `a lugar algum

Amor não e' sentimento
Amor e' essência.



Mariana Cadore

Anônimo disse...

Rumi diz que quer se enamorar de si mesmo, mas voce diz que isso não é possivel. transcender o conhecimento não é ver a inutilidade dele? ou é apenas reconhecer que esta impossibilidade não é vera? por que voce não deixa mais claro? é alguma tatica para enlouquecer quem le? adorei da foto do budinha. sem palavras. beijo. saudades. vou recomendar o blog.
Renata DH

Postar um comentário

Esqueleto by UsuárioCompulsivo :: Design by Priya :: BlogBlogs.Com.Br ^