Há uns dias em que você acorda apaixonado. As cores do mundo percebido são mais vivas. Mais claras. Não há nenhuma distinção entre qualquer um dos eventos acontecendo na exuberante e envolvente natureza. O banho matinal, o café da manhã, dar comida aos cachorros, ver os cavalos galopando pela mangueira, o beija-flor ensandecido bicando todas as flores possíveis, os sabiás cantando a plenos pulmões como se a vida fosse acabar naquele exato momento, o neto acordando e exigindo atenção plena – como se fosse possível não prestar atenção a um furacão - tudo é uma coisa só, num continuum perfeito e indissolúvel. Hora de sair de casa. Até a música no CD player do carro tem a ver com o que é percebido, e isso parece ser tão óbvio que você tem ganas de dançar. E você dança agarrado no volante do carro - condição básica e necessária para não sair voando - sob os olhares sonolentos dos outros motoristas.
It’s something unattainable (*)
That you can’t live without
Você para o carro numa sinaleira. Na margem do asfalto à sua frente uma senhora descalça pega um tijolo e desenha quadros imaginários no chão. Subitamente, como se atingida pela mesma epifania na qual você está envolvido, ela sai correndo, pulando e dançando, como se uma energia insuportável tomasse conta de seu corpo. Uma lufada de compreensão e cumplicidade toma conta de você. E você sorri. Ela rola no chão, gargalhando. E você continua sorrindo...
And now the unexplainable
Has you riddled with doubt.
De repente, do nada, surgem três grandalhões vestidos de branco, correndo atrás do seu alter-ego dançante. Agarram-na com violência e a arrastam para uma caminhonete branca.
Things begin
Things decay
And you’ve gotta find a way
To be ok
Tudo o que começa tem que terminar... Mas você procura por uma forma de manter a linda cena matinal. Você olha para os lados tentando ver uma onda de indignação das pessoas que observam a violenta cena, mas nada acontece. Um ar de satisfação nos rostos de todos parece aprovar o acontecido, como se aquilo que os incomodava tivesse sido afastado. Isso parece assombrar a sua surpresa.
But it you want to spend the day
Wond’ring what it’s all about
Go and knock yourself out
Você tenta imaginar o que há de errado com a cena, mas não ocorre nada. Ao ver os três trogloditas olhando para o carro parado no sinal verde uma grande dúvida lhe assalta: será que eles eram “caçadores de êxtase”?
Why were put in this mess
Is anybody’s guess
It might be a test
Será que isso era um teste de sanidade? Você sente a mesma sensação de um elefante ao ser interrompido em sua corrida desenfreada dentro de uma loja de cristais. Aquilo estava mesmo acontecendo?
or it might not be anything
You need to worry about
But if you’re still in doubt
Go and knock yourself out
Você fecha os olhos por um momento. Ao ouvir uma estridente buzina, reabre-os. A cena que estava à sua frente havia mudado. O dia continuava ensolarado. A dançarina e os trogloditas haviam sumido. A música havia terminado. Apesar da mudança aparente, alguma coisa continua lhe envolvendo. Uma nova música começava e também parecia fazer sentido:
Is it getting better (**)
Or do you feel the same?
Will it make it easier on you now
You got someone to blame?
You say
One love, one life
When it's one need
In the night
One love
We get to share it
It leaves you, darling
If you don't care for it
OK.
Lembra da dançarina aprisionada. Junto com a lembrança vem a certeza que ela também havia percebido algo que não a deixaria mais, independente do que lhe fosse feito... Sorri novamente e segue em frente.
(*) - Jon Brion - Knock yourself out (Trilha do filme Huckabees)
(**) - One - Johnny Cash
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários
gostei. tive dificuldades para taduzir as poesias. mas gostei e resolvi ver o filme. o nome é "a vida é uma comédia" em portugues. ele não passou no circuito comercial? valeu sheeva! posso pedir que não coloques coisas em ingles? ou traduz junto. porque não participa mais do grupo A Busca? juliana
Deva,
Adorei o filme,e as coisas boas da vida são tão simples assim q poucos percebem.Bjs
Postar um comentário